top of page

Metas de alma para 2025

  • Foto do escritor: Niágara R. B. Scherer
    Niágara R. B. Scherer
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de abr.



Quais são as suas metas para 2025? Talvez você consiga me enumerar em uma lista objetiva, lógica e organizada por prioridades, temporalidade ou ordem alfabética. Metas nos impulsionam de forma objetiva a atingirmos conquistas que esperamos ter. Por vezes, corremos muito, nos desgastamos, nos sacrificamos para conseguir atingir uma meta que é muito importante para nós. Corremos para aquele ponto (a meta), depressa demais, com um desespero que nos consome, nos engole. 

E quando atingimos esta meta, o que sentimos? Como nos sentimos? Volta-nos aquela sensação interna que não tem nome, que nos faz correr de novo para uma nova meta. E de novo e de novo. E ainda que não tenhamos ou não consigamos criar nossas próprias metas, por vezes, aceitamos aquelas que nos são oferecidas… Um celular novo? Um carro novo? Uma roupa? Imagem? Poder?


Somos ensinados a executar tarefas, a alcançar metas, ter um alto desempenho, ter pressa, ser eficiente. Exercemos funções assim como uma máquina construída para sua funcionalidade: manter o sistema funcionando. Mas enquanto isso as máquinas enferrujam, desvalorizam, são trocadas, descartadas. Nosso corpo envelhece, nossa vida passa. 


O que realmente é nosso? O que realmente fica de tudo isso? Em qual lugar vamos encontrar a calma que vem do significado? 


E se em vez de metas, pudéssemos pensar em nossos sonhos? Aqueles sonhos que vêm da Alma, aqueles que esquecemos no fundo de nossas memórias de infância e juventude… Aqueles que desistimos de encontrar o seu lugar de existir nesse mundo inorgânico…


E se nos permitirmos sonhar de novo? E se em 2025 pudéssemos nos conectar com alguns de nossos sonhos ou descobrir novos? Se nós pudéssemos nos aproximar de nossa alma de novo? Afinal, é ela que não passa com o tempo. É ela que está sempre lá no fundo, nos lembrando que existe e que deseja vir ao mundo. É ela que nos dá o significado que acalma. 

Metas são importantes porque nos organizam e direcionam… Mas correr na direção errada é pior do que ficar parado. E qual a direção certa? A direção que nos leva ao encontro de nós mesmos, da nossa humanidade, do nosso significado, daquilo que nos alimenta a alma, de nossos sonhos.


E se nossas metas de 2025 fossem direcionadas pelos sonhos? Então, quais são os sonhos que você quer resgatar em 2025? Quais são as suas metas de alma para 2025?


Niágara R. B. Scherer

Psicóloga | CRP: 07/42963


 

 

Confira as divulgações que saíram na mídia deste artigo:


Diário de Santa Maria/RS


A Tribuna de Santos/SP


Comments


© 2025 por Niágara R. B. Scherer | Psicóloga | CRP: 07/42963

bottom of page