Psicologia Profunda

-Portrait-Portr_14163_(cropped)_ti.jpg)
A individuação é o objetivo central e final da terapêutica proposta por Jung. "Ela é um fim, mas também é um processo, é o processo de 'realizar-se a si mesmo'".
(JUNG, A natureza da psique, 2013)
Carl G. Jung foi um psiquiatra suíço e um dos maiores pensadores do último século. Ele foi responsável por fundamentar a Psicologia Analítica, também conhecida como Psicologia dos Complexos, Psicologia Profunda ou Psicologia Junguiana.
Nesta abordagem reconhecemos o ser humano dentro de sua complexidade e profundidade, como um ser biopsicossocial e espiritual. Consideramos as vivências do passado, mas sempre com foco no presente e futuro, para apoiarmos nosso paciente em sua jornada em direção a Si Mesmo.
A individuação é o objetivo central e final da terapêutica proposta por Jung. "Ela é um fim, mas também é um processo, é o processo de 'realizar-se a si mesmo'". (JUNG, A natureza da psique, 2013)
Assim, a Psicologia Profunda proposta por Jung apoia o desenvolvimento pessoal do indivíduo de forma profunda, através de um processo de integração de elementos inconscientes e busca da totalidade.
Quando estamos inconscientes de nós mesmos, nos tornamos reféns dos complexos e produzimos diversos sintomas, que podem ser transformados em transtornos mentais ou psicossomáticos. Na maioria das vezes estes sintomas são o chamado de nosso Self para olharmos para dentro, entendermos nossas necessidades íntimas e buscarmos nossa autenticidade e realização.
Com a Psicologia Profunda, podemos olhar de frente para estes sintomas, entender sua função psicológica e, juntos, iniciarmos o processo de sua Jornada de Individuação.
Quer conhecer mais sobre Psicologia Profunda?
Então, confira meu Podcast no Spotify - Psicologia Profunda e acompanhe meus conteúdos nas redes sociais.
